Prepare a sua Colomba Pascal - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Prepare a sua Colomba Pascal

Por Andréia Bueno


Vocês sabem a origem da Colomba Pascal? Segundo a lenda, o rei Alboino, que governou a Lombardia no século 6º, tomou a cidade de Pavia e estava decidido a queimá-la, quando um padeiro com seu pão doce em formato de pomba da paz amenizou o furor do rei e o dissuadiu de prosseguir com a guerra. Era véspera do feriado da Páscoa, do ano de 572.

Foto: Divulgação

Com sabor suave e um preparo mais delicado, a colomba pascal diferencia-se do panetone pela presença mais acentuada de casca de laranja cristalizada — que substitui as uvas passas — e por conter mais manteiga e ovos. Em versões mais incrementadas, o doce é coberto com glacê crocante colorido ou com uma camada de amêndoas (tradicional) e chocolate aromatizado, em decorações sofisticadas e muito sugestivas. Ficou com água na boca? Aprenda a fazer essa delícia! Colomba pascal saudável e muito saborosa!


Ingredientes

Massa:

- 500g de farinha de trigo

- 30g de fermento biológico fresco

- 100g de manteiga {em temperatura ambiente}

- 100g de açúcar

- 5 gemas

- 1 col (café) de sal

- 120ml de leite integral

- 3 col (sopa) de raspas de cítricos {laranja, tangerina e limão siciliano}

- 2 xícaras (chá) de frutas secas ou cristalizadas {uva passa, damasco e

- frutas cristalizadas}

- b1 col (sopa) de farinha de trigo {para envolver as frutas secas}

- *Forma descartável


Cobertura:

- 4 col (sopa) de leite integral morno {*ou até dar o ponto}

- 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

- 1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas

- 1 col sobremesa de canela

- 1 col sopa de açúcar mascavo


Modo de preparo:

Esfarele o fermento biológico com as mãos e coloque em um bowl. Adicione 2 colheres de sopa de farinha e 4 colheres de sopa de água {temperatura ambiente}. Misture bem até formar uma pastinha. Deixe essa mistura fermentar em local aquecido até dobrar de volume {aproximadamente 20 minutos}.

Na batedeira, usando o gancho, coloque o restante da farinha de trigo, as gemas, o açúcar, uma pitada de sal, as raspas de cítricos, o leite e a manteiga {em temperatura ambiente}. Bata em velocidade baixa, até formar uma massa homogênea. Junte a massa de fermento e aumente a velocidade aos poucos.

Bata por 10 minutos em velocidade média/alta, ou até a massa ficar elástica. Envolva as frutas secas em uma colher de sopa de farinha de trigo, misturando com as mãos {como se elas ficassem empanadas}. Unte as frutas secas na batedeira e bata até ficarem bem envolvidas na massa. Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque a massa dentro da forma descartável. Deixe essa massa crescer, em local aquecido, até dobrar de volume. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar. Reserve. 

Para a cobertura: misture todos os ingredientes até formar uma calda ligeiramente grossa. Se precisar coloque mais um pouco de leite para dar o ponto certo. Quando a colomba estiver fria, despeje a calda por cima.

Dica: caso você goste de um sabor mais forte, pode incluir 1 colher de sobremesa de essência de panetone na receita. Basta acrescentar junto com todos ingredientes.

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 2 horas

Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário