News
Loading...

Relembre as maiores contribuições de Stephen Hawking para a Ciência

Por Nicole Gomez

Na madrugada do último dia 14, o físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking nos deixou, aos 76 anos. Vítima da síndrome de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), ele não deixou que a doença o impedisse de estudar, casar e ter filhos. 

Foto: Divulgação

Mas o que de mais importante Stephen nos deixou foi seu legado, descobertas que mudaram o curso da ciência e suas descobertas. Vamos relembrar algumas:

O Universo começou como uma Singularidade

No ano de 1970, Hawking publicou um estudo junto ao colega Roger Penrose que dizia que, a partir da Teoria Geral da Relatividade, elaborada por Albert Einstein, o Universo deveria ter começado como uma singularidade. Hoje, a teoria é aceita, mas na época, houve muita discussão acerca do assunto.

Criou uma teoria sobre a expansão do Universo e a formação de suas Galáxias

Hawking pensou sobre o que veio depois do Big Bang. Trabalhando em cima de uma proposta apresentada por Alan Guth no ano de 1980, Hawking propôs que o universo se expandiu de uma forma semelhante a bolhas, ou seja, várias delas surgem quase que ao mesmo tempo, mas a maioria estoura imediatamente e as que não estouram, se expandem pouco antes de estourar. O universo teria se comportado da mesma forma, algumas partes dele teriam simplesmente entrado em colapso assim que surgiram, enquanto ainda eram microscópicas. Outras partes teriam permanecido em crescimento até ficarem estáveis. 

Propôs uma Teoria para Tudo

No ano de 2006, Hawking e Thomas Hertog, integrante do Cern (o laboratório que construiu o maior acelerador de partículas do planeta, o LHC), publicaram um estudo no mínimo curioso. A teoria consistia em que o universo teria vários começos paralelos, sendo que a maioria se desfez sem criar um efeito notável, mas outros se mesclaram e formaram o universo como é conhecido hoje. Hertog e Hawking argumentam que essa hipótese pode ser provada observando as micro-ondas radioativas que existem no cosmos e que servem como um registro do Big Bang. 

As descobertas de Hawking permanecerão colaborando com a ciência por muitos anos, por isso o mundo já sente tanta falta de um dos maiores gênios que povoaram este mundo. 
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário