11º Nikkey Matsuri acontece neste final de semana - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

11º Nikkey Matsuri acontece neste final de semana

Com o tema mottainai, festival de cultura japonesa tratará sobre o desperdício

Por Andréia Bueno

No ano em que se comemora os 110 anos da imigração japonesa, o Nikkey Matsuri-Festival Japonês, tradicional evento de cultura nipo-brasileira na cidade de São Paulo, chega a sua 11ª edição.

Foto: Divulgação

O evento acontece neste final de semana, dias 7 e 8 de abril, no Memorial da América Latina e terá como tema o "Mottainai", uma palavra japonesa que expressa o desperdício no sentido mais amplo, abrangendo desde o gasto exagerado de comida ou material, até o talento pessoal mal aproveitado. 

A escolha do tema se deu a fim de provocar a reflexão sobre o valor dos recursos que temos e aproveitá-los com gratidão e respeito. Para tratar do assunto, a especialista Tiemi Yamashita realizará palestras durante o evento. Entre as atrações artísticas o público poderá conferir apresentações de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, moda kawaii e shows musicais, além de concursos, exposições e uma praça de alimentação com diversas opções de pratos de origem japonesa.

A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

Atrações de palco e oficinas culturais

O festival Nikkey Matsuri caracteriza-se por ser focado em cultura japonesa e na integração de seus descendentes com brasileiros e outros povos. Em busca de ampliar e melhorar a programação, a comissão organizadora traz novidades para a edição de 2018.

Neste ano o evento contará com as participações de grupos de danças de países latinos que também receberam imigrantes japoneses, como Peru e Bolívia. Entre outras atrações artísticas o público poderá conferir apresentações de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, artes marciais, moda kawaii e shows musicais, além de concursos de Miss Nikkey e Cosplay, exposições de artes e seções com apresentação de curtas-metragens de um grupo de atores nikkeis.

Foto: Divulgação

Haverá ainda exposição de obras de artes, abordando o tema mottainai, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).

A praça de alimentação será uma atração à parte. Contará com iguarias japonesas já conhecidas pela população, como yakissoba, sushi e tempurá, pratos de países vizinhos que receberam influência.

O festival terá também um estande de floristas, onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas. Um atrativo extra para quem gosta de flores.

Serviço:
11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês
Data: 7 e 8 de abril de 2018, das 10h às 20h
Local: Memorial da América Latina
Informações: www.nikkeymatsuri.com
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário