News
Loading...

DEPOIS DO CHOQUE, OS TRÓPICOS é tema da próxima exposição no Anexo

Por Andréia Bueno

Parceria transatlântica para fomentar diálogos entre artistas brasileiros e portugueses, será inaugurada a exposição “depois do choque, os trópicos” nGaleria Luisa Strina em São Paulo. A iniciativa conjunta apresenta, de 7 de abril a 12 de maio, obras recentes de Beto Shwafaty (São Paulo, 1977; vive e trabalha em São Paulo), artista representado pela Luisa Strina, e de Pedro Vaz (Maputo, Moçambique, 1977; vive e trabalha em Lisboa), representado pela Kubikgallery.

Foto: Divulgação

Operando de um ponto de vista pós-colonial, o diálogo enfatiza as visões eurocêntrica e imperialista, de um lado, e cordial e colonizada, de outro, que historicamente permearam as relações entre Europa e Brasil, ainda que de forma velada. Os dois artistas partem de lugares de fala assumidamente híbridos: Vaz, português nascido em uma ex-colônia, e neoperegrino da Mata Atlântica do Brasil; Shwafaty, brasileiro que investigou processos coloniais durante um período de estadia na Inglaterra. A seleção de obras para a exposição é um reflexo desses paradoxos: está focada em trabalhos de cunho crítico e inflexível em relação aos despojos contemporâneos dos conflitos que perduram há mais de 500 anos.

Além de formarem uma cartografia evocativa de relações, como uma coleção de memórias, fatos, rumores, lugares e acontecimentos, os grupos de desenhos de Shwafaty funcionam como uma manifestação visual de relações díspares (sempre esquecidas) que geraram dramas, tragédias e experiências envolvidas na exploração de mercadorias e das riquezas que geraram. Tal legado de histórias imperiais – legado esse difícil, controverso e doloroso em ser reconhecido, pois ainda deixa rastros, afetando todos nós – imprimiu por toda parte marcas que sugerem que as ramificações dessas relações imperiais ainda estão longe de terminar.

Serviço
Abertura: Sábado, 7 de abril, 11h às 17h
Horário de visitação: Quinta-feira a Sábado das 10 às 17h
Período de exposição: 7 de abril a 12 de maio, 2018
Anexo da Galeria Luisa Strina (Rua Padre João Manuel, 974a)
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário