News
Loading...

Livro infantil aborda temática dos refugiados sob ponto de vista de uma menina

Livro infantil inspirado em histórias reais de meninas congolesas refugiadas na cidade do Rio de Janeiro chega ao mercado pela Editora Voo

Por Andréia Bueno

Mersene é uma garotinha conversadeira e muito esperta que teve que fugir com a mãe e os irmãos dos conflitos de seu país de origem – a República Democrática do Congo – para se proteger no Brasil. O pai não pode vir e, para amenizar a saudade, a menina inventa uma brincadeira. No livro infantil A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa, lançamento do selo Vooinho da Editora Voo, a autora Fernanda Paraguassu apresenta o tema do refúgio para as crianças.

Capa: Divulgação

A personagem é inspirada em histórias reais de meninas congolesas refugiadas na cidade do Rio de Janeiro, com as quais a autora teve contato ao realizar um trabalho de pesquisa no centro de atendimento aos refugiados da Cáritas RJ. “A ideia do livro é apresentar o tema do refúgio para crianças, a partir da experiência dessas meninas”, conta a autora. “O livro também abre espaço para conversas sobre outros assuntos, como a mudança de casa, de país, o contato com o novo idioma, a saudade e como lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Ao se aproximar do desconhecido, com um olhar curioso e sensível, podemos ajudar a tornar o Brasil um país um pouco mais acolhedor.”

Projeto Um por Um - Além de lançar um olhar sensível para o tema, a venda do livro também beneficiará os refugiados. A obra é parte do projeto Um por Um da Editora Voo, que gera uma contrapartida social para cada livro vendido. Cada exemplar de A menina que abraça o vento vendido terá 5% da receita revertida ao Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas RJ. A instituição é pioneira na assistência a refugiados no Brasil e tem o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O livro já está disponível para compra nas principais livrarias e comércios on-line, incluindo o site da editora: www.editoravoo.com.br.

Serviço
Título: A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa
Autora: Fernanda Paraguassu
Ilustradora: Suryara Bernardi
N. de páginas: 40
Editora Voo
R$ 32,00
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário