6 dicas rápidas pra você ter sucesso na Internet! - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

6 dicas rápidas pra você ter sucesso na Internet!

Por Rodrigo Bueno

Com a grande expansão da Internet e das novas tecnologias de informação, alguns jornais físicos até tiveram sua produção encerrada, mantendo-se apenas como veículo digital. Alguns especialistas dizem que o futuro da notícia é apenas na Internet.

Foto: Divulgação

É inegável como é fácil, após muito estudo, criar notícias e torná-las acessíveis online. Tanto que muitos jornais de grande porte lutam para evitar reproduzir as chamadas Fake News.

Trabalhar produzindo conteúdo e criar formas de como ganhar dinheiro na Internet, já é uma realidade, assim como as Blogueiras de plantão. Mas é primordial que o meio usado transmita credibilidade.

Ficou interessado em montar um site de notícias? Veja algumas dicas para entrar nesse meio de atuação e quem sabe conseguir uma nova fonte de renda com aquilo que você faz de melhor. Listamos 6 dicas rápidas para você ter sucesso no mundo virtual!

1) Escolha um segmento de atuação

Focar-se em um segmento pode fazer você se destacar e atender a algum nicho de mercado pouco explorado pelas mídias tradicionais. Para isso, é preciso foco em falar sobre algo que você entenda bem.

Você não precisa ser um especialista no assunto ou atuar na área, mas o estudo da área que você pretende abordar é necessário. Você pode conversar com profissionais do segmento que se propôs a divulgar.

Foto: Divulgação

Caso você tenha interesse em criar um site de notícias, mas nenhuma vontade de dedicar tempo de escrita, pode apenas desenvolver o site, fazer a manutenção e contratar profissionais de conteúdo ou fazer parcerias com diferentes profissionais.

Você pode escolher mais de um assunto a ser abordado no seu site, mas dê preferência que esses assuntos sejam interligados entre si. Caso contrário, você pode transformar seu site em uma bagunça sem foco.

2) Capriche no apelo visual do site

Ao criar um site para notícias na Web, aproveite para usar temas que agradem os olhos para ler, assim como tipografias de fácil leitura. Letras pequenas são incômodas, assim como cores claras das letras.

Optando por um tema do Wordpress, além das cores, colunas, e estilo de fonte, veja o tamanho do tema e o tempo de carregamento dele.

Leitores esperam que os sites que acessam sejam rápidos para carregar em diversos navegadores (por isso faça testes em vários deles).

Foto: Divulgação

Além disso, um tema pesado pode gerar complicações e erro de redirecionamento. Ao gastar tempo para descobrir a fonte de erro e repará-lo, você já perde a credibilidade dos leitores.

Todos estão também conectados no celular ou tablets. Os temas do Wordpress já estão adaptados para telas menores. Mesmo assim, teste antes nessas telas para saber como carregam as configurações.

3) Inove no tipo de conteúdo

Vídeos são muito utilizados como fontes de informação por todo o mundo, não é mesmo Youtubers? Podemos falar que plataformas de vídeo, como o Youtube, são também concorrentes dos sites de notícias. 


Para dar dinamismo ao seu conteúdo, destaque-se de outros portais fazendo conteúdo em vídeo. Uma boa edição, som e câmera podem fazer o seu site sair na frente como uma fonte preferencial para seus leitores.

Adicione temas que não briguem com o tamanho do player de vídeo. Isto é, uma coluna larga para leitura dos posts, comportará todo o player sem aquela demora ou travamento por carregamento lento dos componentes da página.

Você pode dividir, em abas no seu site, o tipo de conteúdo. Notícias, vídeos e podcasts. Isso faz seu site ser organizado e direciona o leitor para exatamente o que ele deseja (nem todos tem tempo para ler, porém, ouvir podcasts pode ser útil nesse caso).


4) Interaja com seu leitor

Faça seu leitor sentir que ele é o público certo para receber as informações que você transmite. Então ative, em seu site, a sessão de comentários, incentive que os leitores comentem e responda-os.

Foto: Reprodução/Instagram

Verifique, em sites de pesquisas, tanto nacionais quanto internacionais, os hábitos de consumo do seu público alvo, isso demonstra proximidade e auxilia na fidelização.

5) Busque fontes confiáveis

Como falamos acima, Fake News é um problema virtual que tem sérias consequências no nosso cotidiano, já que passamos muito tempo conectados, elas se espalham fácil e nem sempre temos como conferir a veracidade.

Para ter notícias de qualidade no seu site, evite compartilhar imediatamente o que vê em qualquer mídia. Mesmo quando parece vir do próprio usuário de alguma rede social que vivenciou a situação. Um exemplo, foi a divulgação de uma fonte não oficial com as datas do show da Shakira no Brasil.

Foto: Divulgação

Por quê? Muitas pessoas têm, naturalmente, posições políticas, morais e ética que não são imparciais. Algumas pessoas prezam por atenção, veem uma parte de um problema e sentem a necessidade de compartilhar.

Ou seja, mesmo que de fato haja algum fundo de verdade, é preciso da notícia completa, todos os lados de uma mesma situação. Agências de notícias — nacionais e internacionais — trabalham com fontes diretas. Você também pode criar sua forma de ir atrás das fontes diretas.

6) Personalize seu site

Ficou interessado em como criar um site de notícias? Saiba que personalizar e incluir diferentes elementos (sem virar uma bagunça) para atender seu público é uma ótima dica.

Demonstre seu profissionalismo, mesmo que você tenha iniciado há pouco tempo nessa área. Adicione categorias, listas, e até mesmo pense nos espaços para marcas anunciantes.

Foto: Divulgação

Adicione um plugin RSS das fontes confiáveis. Alguns sites como as agências de notícias podem permitir seguir o Feed RSS. Com o plugin no seu site, você abre o espaço para a mescla de notícias, tanto suas próprias como as de outras fontes.

Ao adicionar o plugin para Feed RSS no seu site em Wordpress, limite os sites que você deseja que apareçam no seu, e não publique toda a notícia para evitar ser penalizado pelo Google como se estivesse copiando e colando.

Vamos inovar?

Agora que você já tem algumas dicas para saber como criar um site, o nosso aviso final é para que não deixe faltar notícias quentes ou frias. Elas com certeza aparecerão devido ao alto fluxo e rapidez que temos com a Internet.

Dedique-se a ter um site que seja de fácil manutenção, feito com um sistema de fácil adaptação, como é o caso do Wordpress. Assim você pode focar mais tempo em seu trabalho.

Contrate uma boa empresa de hospedagem de sites, com bom suporte para lhe auxiliar em dúvidas e configurações do sistema, além da segurança que também é extremamente necessária. 
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário