News
Loading...

Exposição Proposta Para Uma Nova Via Crucis, de Darcy Penteado em São Paulo

Por Nicole Gomez

A Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, apresenta, a partir de 29 de maio, a exposição "Nova proposta para a Via Crucis", de Darcy Penteado (1926-1987), uma releitura moderna e engajada da Paixão de Cristo e que se tornou uma das obras mais emblemáticas do artista. 

Foto: Divulgação

Na série, a figura estilizada de Cristo domina todas as telas, acompanhada de um Barrabás que surge por meio de reproduções de crônicas policiais, um julgamento acompanhado por uma multidão representada por imagens de uma orgia carnavalesca e a crucificação, assistida por uma silenciosa plateia, criada a partir de uma junção de recortes de figuras anônimas e ilustres, entre elas Pelé e o próprio Darcy Penteado.

"Proposta para uma Nova Via Crucis", série de colagens com 10 quadros de 80cm x 80cm, já correu o mundo desde a sua criação, em 1966, e volta a partir de 29 de maio à rua Augusta, muito frequentada pelo artista. 

A exposição fica em cartaz até o dia 16 de junho com entrada gratuita e faz parte do ResistArte, série de eventos que serão realizados na Galeria Recorte para festejar e incentivar o movimento LGBTQIA+.

A abertura da exposição, no dia 29 às 19h, contará com a participação da Orquestra Barão Brasital, de São Roque.

SERVIÇO:
Quando: a partir de 29 de maio, das 19h às 22h
Onde: Galeria Recorte – Rua Augusta, 829 – São Paulo
Gratuito
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário