Garimpo de Grunas é destaque na exposição coletiva da Galeria Arte Hall - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Garimpo de Grunas é destaque na exposição coletiva da Galeria Arte Hall

Por Andréia Bueno

Na próxima terça-feira, 8 de maio, a Galeria Arte Hall realizará a exposição coletiva Cores e Formas, aberta ao público com entrada gratuita, apresentando obras de 13 artistas. Dentre eles, Luiz Maudonnet mostra a série "Garimpo de Grunas", resultado de um ensaio realizado na Vila de Igatu (Chapada Diamantina/BA). Para produzir as fotos que resultou na série "Garimpo de Grunas", o artista explorou as cavernas artificiais (grunas) de até 2 km de extensão, escavadas pelos próprios garimpeiros que, entre os séculos 18 e 20, atuavam na busca por fortunas enterradas em suas profundezas.

41x155, Impressão em jato de tinta sobre papel algodão Hahnemühle 308g emoldurado em placa de Metacrilato Anti Reflexo - Foto: Luiz Maudonnet

Luiz Maudonnet entrou nas grunas acompanhado por ex-garimpeiros. "Eles foram uma parte essencial da pesquisa para este trabalho, o contato com cada um deles era indispensável para mim, então, eu decidi contar a história do garimpo na região convidando as pessoas a enxergarem as grunas pela visão de quem passava horas ali dentro, o próprio garimpeiro", conta. "Além disso, fotografar as entradas de grunas, de dentro pra fora, é que o brilho do lado de fora da gruna e as formas de cada entrada fotografada sejam uma referência ao brilho e às formas dos diamantes retirados em épocas passadas", explica.

O artista viajou para Igatu em janeiro de 2017 e fevereiro de 2018, com uma câmera analógica de médio formato de 1968 (mamiya C220), que gera um fotograma 6x6, quadrado, tornando possível a manipulação posterior, podendo girar e inverter a imagem com a mão para montar as obras finais. "Usei o filme Astia 100 que é um filme positivo, ou seja, ao revelar, a foto já aparece colorida. Todos os 20 filmes que levei estavam vencidos, portanto, cada um tinha uma particularidade de cor de acordo com a sua idade e tempo de vencimento. Cada filme me dava cores alternativas para a mesma cena e foi interessante deixar que o filme influenciasse no resultado final das imagens", descreve o artista.

Serviço:

Exposição coletiva Cores e Formas

Em destaque: Série "Garimpo de Grunas", de Luiz Maudonnet.

Onde: Galeria Arte Hall

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 240

Quando: 8 de maio de 2018 – das 18 às 22 horas

Aberto ao público / entrada gratuita
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário