Livro traça paralelo entre os princípios do esporte que auxiliam na carreira e vida pessoal - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Livro traça paralelo entre os princípios do esporte que auxiliam na carreira e vida pessoal

Prefaciado por Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete, o livro “Das quadras para a vida” aborda como o esporte pode transformar as relações pessoais e alavancar a carreira

Por Andréia Bueno

Pesquisas comprovam que a prática esportiva contribui para a transformação social, pessoal e profissional de adultos, jovens e crianças. A disciplina e a civilidade são pontos cruciais dessa transformação em diversos campos da vida. Um estudo da associação de atletas Women Athletes Business Network com 400 executivas de vários países mostrou que 74% das praticantes de esporte atribuem à atividade a melhora nas competências de liderança e networking. 

Foto: Divulgação

Baseado nisso, a Trevisan Editora lança o livro “Das Quadras para a vida” escrito por Luiz Alberto Machado e Guga Machado, ex-atletas que entendem o esporte como agente transformador e essencial na vida de homens e mulheres de todas as idades. 

A obra inédita apresenta lições aprendidas no esporte que são aplicáveis em nosso cotidiano, seja ele nas relações pessoais ou profissionais. De acordo com Luiz Alberto, a obra foi inspirada em um Senador americano que é ex-campeão olímpico e também da NBA, que pauta sua bem-sucedida carreira política na experiência adquirida no basquete. 

“Das quadras para a vida”, traça um paralelo entre as competições esportivas com os desafios que a vida nos impõe diariamente. Trata de temas como disciplina, paixão, resistência e liderança. 

Os autores exemplificaram alguns tópicos do livro, fazendo uma analogia com o esporte: 
“Não se canse de treinar” - Se no esporte a regra é treinar, treinar e treinar, na carreira profissional é praticar, reciclar e aperfeiçoar o tempo todo. O aperfeiçoamento contínuo – que os japoneses chamam de kaizen – é fator determinante para o sucesso.  “Explore seu potencial” - Conheça seus pontos fortes e procure aperfeiçoá-los permanentemente. É com eles que você fará a diferença. “Jogue para ganhar” - Procure sempre fazer o melhor, não se contentando em ficar na média. Pessoas ou equipes que jogam apenas para cumprir tabela raramente saem do lugar. Contentar-se em ficar na média é típico dos medíocres, não dos vencedores. “Saiba jogar em equipe” - Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Conheça seus companheiros e confie neles, estimulando-os quando necessário e exigindo sempre o maior empenho na busca dos objetivos de sua equipe. “Valorize as diferenças” – Nem sempre você precisa fazer o gol ou a cesta. Às vezes anular um jogador adversário ou dar um bom passe é tão importante quanto pontuar.  

Outro ponto relevante e inspirador do livro é que foi escrito por pai e filho, demonstrando que essa relação familiar, de amizade e confiança também destaca pontos positivos para nossa evolução pessoal e profissional. “Hoje minhas tomadas de decisão profissionais são sempre baseadas no aprendizado proporcionado pelo esporte que pratico desde a infância”, conclui Guga ex-atleta e músico. 

O lançamento acontece no dia 22 de maio, a partir das 19h no auditório da Trevisan Escola de Negócios em São Paulo, onde também será ministrada uma palestra gratuita pelos autores, inspirada no conteúdo do livro juntamente com um pocket show de Guga Machado. Após a palestra, acontece a sessão de autógrafos. 

Capa: Divulgação
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário