Bienal do Livro realiza exposição sobre inventores muçulmanos - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Bienal do Livro realiza exposição sobre inventores muçulmanos

Por Andréia Bueno

A FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, marcará presença na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo – evento que acontecerá na capital paulista entre os dias 3 e 12 de agosto no Anhembi. Será a sexta participação da entidade na Bienal – e muitas atrações estão sendo preparadas para encantar os visitantes.

Foto: Divulgação

No estande da FAMBRAS, as grandes invenções dos muçulmanos – que beneficiam, até hoje, toda a humanidade - serão celebradas em uma exposição. “Vamos mostrar, por exemplo, que no século X uma invenção árabe possibilitou a criação do que hoje conhecemos como GPS: o astrolábio, até hoje utilizado nas navegações por ser o método menos falível, foi inventado por uma mulher muçulmana”, ilustra o vice-presidente da Federação, Ali Hussein El Zoghbi. “Ibn Firnas no século IX, foi o primeiro homem a tentar voar – ele criou um planador que imitava as asas dos pássaros. A partir de seus estudos, foi criado, mais adiante, o avião”.

Além das áreas de astronomia e aviação, os visitantes conhecerão também as criações dos muçulmanos que impactaram campos como a Engenharia, Medicina, Navegação, Filosofia, Arquitetura e Matemática. Poderão, ainda, esclarecer dúvidas sobre o Islam – e levar para casa materiais esclarecedores como livros e materiais de apoio. “Vamos aproveitar a oportunidade para mostrar, sem proselitismo, o que nossa religião prega, como a paz e a caridade”, completa Zoghbi. “Por meio da informação, nossa intenção é desmistificar a religião islâmica e combater preconceitos e estereótipos”.

Debate inter-religioso -  Estes objetivos também motivaram a participação de Ali Zoghbi na mesa “Religião e Contemporaneidade”, que abordará o papel das diferentes religiões do mundo de hoje. A conversa – que acontecerá no dia 8 de agosto, às 18h30, no espaço Arena Cultural - reunirá além de Zoghbi, que falará sobre o Islam, a zen-budista Monja Coen; o rabino Nilton Bonder; o cientista religioso e sacerdote de Umbanda Alexandre Cumino; e o advogado católico Pedro Siqueira.

Lançamento especial – A FAMBRAS também está se dedicando a um lançamento literário que promete fazer bastante sucesso na Bienal voltado ao público infanto-juvenil - mas que, certamente, irá conquistar pessoas de todas as idades. Em breve, a Federação fará uma divulgação com todos os detalhes.

Arte: Divulgação

Serviço:

FAMBRAS na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Data: de 3 a 12 de agosto

Horário: De segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 10h Às 22h

Local: Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana)

Localização do estande da FAMBRAS: J-098
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário