News
Loading...

Livro de Ilko Minev é o mais vendido do país na categoria ficção!

Ilko Minev é um judeu búlgaro nascido no pós-guerra que veio para o Brasil fugindo do regime comunista no início dos anos 70 e se naturalizou brasileiro.

Por Andréia Bueno

Há 45 anos morando no país, o escritor escolheu Manaus para morar, trabalhar e criar sua família. Apaixonado pela região, o "caboclo", como ele mesmo se define, aprendeu muito sobre a economia e a natureza da região, suas histórias e sua ocupação, especialmente sobre a imigração européia e judaica. Das suas andanças pelo norte do País, nasceram muitas histórias, entre elas , "Na sombra do Mundo Perdido", sua mais recente obra lançada pela Buzz Editora.

Capa: Divulgação

Em seu novo trabalho, Minev conta a história das famílias Costa e Hazan ao longo de duas décadas. O pano de fundo é a batalha jurídica e policial da demarcação contínua da reserva indígena Raposa da Serra do Sol em Roraima e os violentos confrontos entre índios e colonos que ocorreram neste período.

Minev revelou ainda que suas raízes búlgaro-judaicas não permitem que este livro seja simplesmente uma trama regionalista, "amazônica". O destemido cosmopolitismo do narrador Oleg Hazan, de tintas autobiográficas, nos apresenta de modo igualmente afetuoso tanto a montanha Vitosha, da sua Sofia natal, quanto o amarelecido lavrado de Roraima, onde selvagens cavalos lavradeiros pastam o capim 'fura-bucho'".

Ao final do romance, uma calorosa, porém crítica, celebração da nossa mestiçagem cultural e linguística, o leitor não terá dúvidas que conseguiu "bamburrar" uma pedra preciosa sem ter enfrentado os perigos de estar em uma draga no rio Madeira.

Serviço
Na sombra do mundo perdido
Autor: Ilko Minev
Selo: Buzz Editora
ISBN: 978-85-93156-58-8
Formato: 14x21cm
Páginas: 144
Lançamento: Maio de 2018
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário