Resenha: As Boas Maneiras - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Resenha: As Boas Maneiras

Por Leina Mara

Explorando o terror e o universo fantástico, As Boas Maneiras, novo filme de Marco Dutra e Juliana Rojas, estreou nos cinemas no dia 07 de junho. 

Foto: Divulgação

O longa conta a história de Clara (Isabel Zuaa), uma enfermeira solitária da periferia de São Paulo que é contratada para trabalhar na casa da jovem abastada Ana (Marjorie Estiano), grávida de seu primeiro filho. Com o decorrer dos dias, Clara nota que Ana sofre distúrbios de sono em noites de lua cheia e que, por conta disso, a jovem grávida passa a ter atitudes estranhas. 

As Boas Maneiras é apresentado ao público com duas histórias em uma, praticamente. Na primeira parte, a trama é focada na construção da relação dessas duas personagens. As atrizes conseguem transmitir na tela toda a cumplicidade necessária sem exagero ou vulgaridade. Marjorie está em estado de graça. Com uma personagem difícil, e que está constantemente numa linha tênue entre realidade e fantasia, a atriz consegue transitar nesses espaços com veracidade e domínio. Sua interpretação brinca pelo universo fantástico sem chegar a ser caricata.

Já Isabel possui a difícil tarefa de defender uma personagem que já em si poderia ser estigmatizada por ser negra, pobre e lésbica. Mas, com um bom texto, direção e a força de uma personagem bem construída, Isabel transforma esses estigmas em detalhes quase que esquecidos diante da história que está sendo desenvolvida. 

A música tem papel fundamental, estando presente como artifício narrativo na trama. Vale ressaltar também a manobra de Dutra e Rojas em utilizar um desenho animado - quase um "causo de interior" - como ferramenta para contar como Ana engravidou. Essa mudança de fotografia é uma grata surpresa para o espectador.

A segunda parte do longa ganha mais vida, com novas cores e cenários para mostrar a infância de Joel (Miguel Lobo), filho de Ana. O terror vai ganhando mais espaço e a chegada de novos personagens acaba culminando no ápice do longa.  

Ousado e cheio de nuances, "As Boas Maneiras" é um filme que te surpreende do início ao fim. Vale a pena conferir!  Aperte o play e assista ao trailer.


Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário