Simões de Assis Galeria de Arte apresenta exposição de Cícero Dias - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Simões de Assis Galeria de Arte apresenta exposição de Cícero Dias

Mostra reúne 40 obras do modernista pernambucano em retrospectiva inédita desde a década de 1980 e revela série de litografias denominada "Suíte Pernambucana"

Por Andréia Bueno

A Simões de Assis Galeria de Arte apresenta, entre os dias 9 de junho e 4 de agosto, "Cícero Dias". A exposição reúne 40 obras na primeira grande retrospectiva do modernista pernambucano - que viveu entre 1907 e 2003 - em uma galeria desde a década de 1980. Além das aquarelas, é revelada ao público, três décadas após a sua criação, a "Suíte Pernambucana", série inédita de litografias criadas em 1983, em Paris. A curadoria é de Waldir Simões de Assis.

Cícero Dias - Amizade: aquarela sobre papel - Foto: Divulgação

Definido pelo crítico de arte André Salmon como um "selvagem esplendidamente civilizado", expressão dedicada ao artista em um poema de Paul Verlaine, Cícero era avesso às escolas e produzia uma arte baseada no instinto.

Segundo o curador da mostra, Waldir Simões de Assis, o artista "produziu grande parte da sua obra na Europa nas três décadas em que lá viveu sem jamais abdicar os valores mais profundos da nossa cultura. A trajetória de Cícero Dias foi pautada na liberdade, tanto na expressão da sua arte quanto na conduta da sua vida. Alguns episódios da sua história pessoal confundem-se com acontecimentos políticos da maior relevância no século XX, como as relações conflituosas com a ditadura Vargas no Brasil e sua participação na resistência ao nazifascimo na Europa."

"A exposição agora apresentada na Simões de Assis Galeria de Arte reúne trabalhos excepcionais, recompondo todo o percurso desse artista múltiplo, curioso e atrevido – que jamais teve medo de ousar. O Selvagem esplendidamente civilizado, civilizando negligentemente... por toda a sua longa vida", declara a curadora de arte Denise Mattar.


Serviço

Local: Galeria Simões de Assis. Rua Sarandi 113 – A, Jardins – SP.

Abertura: 09/06, das 11h às 15h

Período de visitação: 09/06 a 04/08

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado das 10h às 15h. Fecha aos domingos e feriados.

Telefone: (11) 3062-8980
Mais informações: www.simoesdeassis.com.br
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário