News
Loading...

Traços e Curvas da Obra de Oscar Niemeyer em Exposição Interativa Sensorial

O visitante é transportado para o universo da obra de Niemeyer, percorrendo seis estações temáticas, integrando recursos na voz do próprio arquiteto.

Por Andréia Bueno 

O Shopping Pátio Higienópolis abre para público a exposição Niemeyer Sensorial, que apresenta, de forma interativa, as características de traços (e curvas) que fizeram do brasileiro Oscar Niemeyer um dos mais premiados arquitetos do século XX e que deixou sua assinatura em obras icônicas em várias partes do mundo, além de desenhos, gravuras, mobiliários, esculturas e livros. 

Foto: Divulgação

A exposição Niemeyer Sensorial ocupa uma área de aproximadamente 250 metros quadrados e divide-se em seis estações temáticas – Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa, Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência, circuito que o visitante percorre em aproximadamente 30 minutos.

Um Sopro - com recursos de vídeo e áudio, apresenta croquis que se “constroem” aos olhos dos visitantes e que indicam a essência da obra de Oscar Niemeyer, com narrativa na voz do próprio arquiteto. Nesta estação, conhecemos a forma de criar de Niemeyer pelos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, do Memorial da América Latina, Centro Cultural de Le Havre e Edifício COPAN.

Praça das Curvas - nesta estação, a cenografia remete a um espelho d’água que refletem as obras de Niemeyer, por meio de cinco réplicas ampliadas (entre 1 e 15 metros de altura) de croquis, tendo como imagem central a gravura da mão com a flor. As outras se referem as quatro diferentes fases da obra do arquiteto: Pampulha, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes.  O visitante poderá conhecer mais de cada obra por um tablete com realidade aumentada.

Mente Criativa - representa projetos desenhados, mas não executados ou viabilizados recentemente, e que estão guardados numa espécie de “gaveta virtual”.  Ao “puxá-la”, o visitante conhece parte deste acervo, que inclui Museu de Arte Moderna em Caracas, Ponte em Veneza, Mesquita em Argel, entre outros.

Sentindo as Formas - estação que leva o visitante a “tatear” os traços, as formas e texturas de Niemeyer, transformados em esculturas e em alto-relevo.  Fazem parte desta etapa, as obras do Congresso Nacional (Brasília), Praça da Apoteose do Sambódromo (RJ), a sede da Editora Mondadori (Milão, Itália), do MAC (Niterói, RJ), do Palácio da Alvorada (Brasília) e da Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

Viagem Imersiva - aqui, o visitante participa de um voo virtual, a bordo de um drone, por 10 obras de Niemeyer nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, entre as quais Fundação Oscar Niemeyer.

Partilha de Experiências - a sexta e última estação é um grande cenário, com textos e fotos sobre a vida e obra de Niemeyer, para que o visitante compartilhe sua experiência em suas redes sociais – as imagens podem ser captadas por um app de QR Code.

Foto: Divulgação

O visitante poderá também interagir com pontos para fotos que estarão dispostos pelo shopping.

Serviço

Niemeyer Sensorial

20 de julho a 19 de agosto

Shopping Pátio Higienópolis, Piso Veiga Filho (Vão Central)

R. Dr. Veiga Filho, 133 - Higienópolis, São Paulo - SP

GRATUITO

Diariamente, das 10h às 22h

Grupos e Escolas, contatar 011.3823-2300 (SAC)
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário