5 programas de tv que a gente amava quando criança - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

5 programas de tv que a gente amava quando criança

Por Andréia Bueno


Quem não cantou ou canta até hoje "Ilariê"? Quem não sonhou em entrar na nave rosa ou tomar café da manhã com a eterna Rainha dos Baixinhos? E quem não passava horas tentando ligar o número 236-0873 e participar do Programa do Bozo? 

Montagem: Divulgação

Sim, nós que vivemos os anos 80 temos vivos na memória, momentos históricos como o término do programa da Turma do Balão Mágico, a estreia de Xuxa na Rede Globo, Angélica assumindo o lugar da loira na TV Manchete, Mara Maravilha reinando nas tardes do SBT e o palhaço Bozo e sua turma dominando as manhãs na mesma emissora. Bateu saudade? Separamos alguns momentos inesquecíveis para relembrarmos os inesquecíveis programas. Confira:

Xou da Xuxa

O Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado pela eterna rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel na Rede Globo entre 30 de junho de 1986 a 31 de dezembro de 1992, com 2000 edições concluídas. O Xou substituiu o programa do Balão Mágico. Mais tarde, foi reprisado entre janeiro e fevereiro de 1993, na transição das mudanças de programação da emissora. Em seguida, a Globo substituiu as reprises do Xou pelas reprises do Show do Mallandro, apresentado por Sérgio Mallandro.  Quem não sonhou em entrar na nave ao término do programa? Quem não sonhou em ser paquita/ paquito? Confira alguns trechos desse programa que marcou a infância tanto de baixinhos quanto de altinhos.




Clube da Criança

Antes de apresentar o Xou da Xuxa na Rede Globo, Xuxa reinava no Clube da Criança na extinta TV Manchete. Com o convite para apresentar o Xou da Xuxa, seu posto foi ocupado por Angélica, na época com 15 anos de idade. 

A cantora e apresentadora deu o pontapé inicial em sua carreira televisiva ao som de "Vou de Táxi", versão de "Joe Le Taxi" de Vanessa Paradis. Além do Clube da Criança, Angélica apresentava aos sábados o "Milk -Shake", nos moldes do Globo de Ouro, sucesso nos anos 80/90. Aperte o play e viaje no tempo:


Programa Bozo


O programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da televisão brasileira e durou mais de uma década no ar Estreou no dia 15 de setembro de 1980 e sua última transmissão ocorreu em julho de 1991. O programa, inicialmente, era gravado em São Paulo, no Teatro Silvio Santos (antigo Cine Sol).


Personagens adicionais foram criados no programa, de acordo com os que já existiam no original americano, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara) e o gorila King Bozo. O programa contava ainda com os fantoches Maroca (Leda Figueiró), Candinha (Zaira Zordan), Zico (Fábio Vilalonga), Zecão (Lúcio Esper) e outros. Vários desenhos animados foram exibidos no programa, entre eles Pica-Pau, Popeye, Looney Tunes, Papa-Léguas, e o tokusatsu Spectreman, além do próprio desenho do Bozo. Quanta saudade!





Show Maravilha


Com a apresentadora Mara Maravilha no comando da atração infantil,há extaos 30 anos, a novidade atingiu recordes de audiência, marcou a infância de uma geração e fez história até no exterior. Confira algumas curiosidades sobre o programa:



- Nos primeiros anos de exibição do programa, Mara chegava num trenzinho sorridente.


- As primeiras assistentes de palco eram as "Borboletas", depois vieram as "Gatinhas" e depois os "Marotos e as Maravilhas".


- Entre 87 e 91, era exibido à tarde, depois passou para o período da manhã.


- Em 1988, o programa passou a ficar no ar por 5 horas (das 14 às 19).

- O símbolo era um sol, que a cada cenário se modificava. Em 1992, a Mara saía do sol para brincar com os telespectadores mirins.

O último cenário do programa em 93 foi desenhado por Mauricio de Souza num projeto em conjunto com o diretor Nilton Travesso. O Programa saiu do ar em 94, quando uma versão em espanhol foi ao ar na Argentina, onde permaneceu por dois anos, tornando Mara uma estrela em toda a América Latina.


Balão Mágico

Sucesso absoluto entre  os anos de 1983 à 1986, a  apresentação do programa começou com Simony, Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho), logo acompanhados de Tob (Vimerson Cavanillas), Mike (Michael Biggs, filho de Ronald Biggs), Jairzinho (Jair Oliveira), Luciana (prima de Simony), Marcelinho (Marcelo Rocha), Marcinho (Márcio Nasser Medina).

O grupo Turma do Balão Mágico lançou 5 álbuns homônimos, sendo uma das maiores bandas infantis da história do Brasil. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão. Outras músicas que ficaram na lembrança foram Galinha Magricela, É Tão Lindo, Se Enamora, Tia Josefina, Barato Bom é da Barata e Tic-Tac.


Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário