News
Loading...

Meu Primeiro Municipal leva o público a uma viagem para a Estação Villa-Lobos

Espetáculo passeia pela vida de um dos maiores compositores brasileiros de forma lúdica com texto de Jorge Emil e direção cênica de Cássio Scapin

Por Andréia Bueno

Tu-hu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, conta sua história no Meu Primeiro Municipal ‘Estação Villa-Lobos’, no sábado 4 de agosto, às 12h, no Theatro Municipal. A apresentação gratuita, com duração de 60 minutos, começa já no saguão do Theatro.

Foto: Divulgação

“Este programa, criado nesta gestão, tem como objetivo formar público fazendo com que as crianças tomem gosto pela música erudita”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm. Assim, a plateia é convidada a adentrar um universo novo, viajando por momentos da vida de um dos maiores ícones da música erudita brasileira de maneira leve e divertida. Entre os temas abordados de forma lúdica estão o momento em que Villa-Lobos ganha seu primeiro violoncelo aos 6 anos de idade até seu reconhecimento internacional, passando por suas explorações de sons em viagens  por todo o Brasil e sua contribuição para a Semana de Arte Moderna, com destaque para sua admiração pelo alemão Johann Sebastian Bach.

As palavras de Manuel Bandeira e Ferreira Gullar se aliam a canções folclóricas, cantigas de roda, temas sertanejos e cantos de macumba no decorrer da apresentação. Com texto de Jorge Emil, direção cênica de Cássio Scapin, direção musical de Gabriel Rhein-Schirato, o espetáculo é uma viagem guiada por música, poesia e descoberta.

“A apresentação é para que o público descubra quem foi Villa-Lobos, esse artista que se valeu de tantas referências da nossa cultura popular.”, conta Scapin. Gabriel Rhein-Schirato, diretor musical de ‘Estação Villa-Lobos’ diz que o recorte da obra ficou em torno de suas influências regionais, do artista nacionalista.  “Sempre de maneira lúdica, procuramos trazer músicas do Villa-Lobos e canções que ele pesquisou no folclore e colocou dentro da música erudita”, explica Rhein-Schirato.

“‘Estação Villa-Lobos’ está dentro do Meu Primeiro Municipal, série de apresentações que convida a todos, com ênfase em quem nunca esteve no Theatro, a assistir um espetáculo nesta joia da cultura paulistana. E, por isso, trata-se de um espetáculo acessível a crianças de todas as idades e à população que não costuma vir a concertos”, explica Rhein-Schirato. Scapin completa: “nossa ideia de ‘Primeiro Municipal’ é convidar as pessoas que nunca vieram ao Theatro a ocupar essa casa de espetáculos.”   

Serviço - Meu Primeiro Municipal

Estação Villa-Lobos

Ópera Studio do Theatro Municipal de São Paulo

Local: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos

Data:  Sábado, 4/8, 12h.

Duração: aprox. 50 min.

Classificação indicativa: livre (recomendado para maiores de 7 anos)

Ingressos: Grátis. (retirada de ingressos com duas horas de antecedência)
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário