A falta que você faz no MIS - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

A falta que você faz no MIS

Por Andréia Bueno

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apresenta a mostra imersiva A falta que você faz, com retratos da fotógrafa brasileira Marizilda Cruppe, no MIS. A instalação conta um pouco da história, desafios e angústias de 16 famílias que sofrem com o desaparecimento de um familiar, uma experiência invariável e incontestavelmente devastadora.

Foto: Divulgação

Realizados entre agosto de 2016 e dezembro de 2017, os retratos e depoimentos que compõem a mostra, com vídeos produzidos com apoio da Realejo Filmes, foram editados em videomapping por Rogério Costa especialmente para o espaço do museu paulistano. Assim, o visitante da exposição vivencia uma experiência de imersão no dramadas personagens.

“Quando se expande o material, você diminui o papel do espectador, que se vê cercado por imagens de grande apelo visual. Você vê a pele das pessoas, ouve seus relatos e sente empatia pelo sofrimento delas”, declara Marizilda, que acredita no potencial transformador e mobilizador da imagem.

Com essa exposição, que foi exibida no ano passado no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, a fotojornalista e o CICV ampliam o alcance da questão do desaparecimento para um público mais vasto, sensibilizando-o quanto a esse tema que aflige milhares de pessoas.

Segundo um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) durante o ano de 2017,82.684 casos de desaparecimentos foram reportados às polícias civis no Brasil. Somente em São Paulo, onde o CICV desenvolve atividades para responder à problemática, foram registrados 25.200 desaparecimentos em 2017.


Serviço
A falta que você me faz
Até 30 de setembro

Horários
10h-20h ter a sáb
09h-18h dom e feriados

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158, Jd. Europa
São Paulo - SP, Brasil
CEP 01449-000
11 2117 4777

Foyer LABMIS - 2º andar 
Ingresso: gratuito
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário