Dica de livro: Persuasão - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Dica de livro: Persuasão

Por Leina Mara

Aos apaixonados por literatura inglesa e de época, a dica de livro de hoje é “Persuasão”. Publicado em 1818, a obra é o último livro de Jane Austen e foi publicada um ano após a morte da escritora inglesa. 

Foto: Divulgação

O enredo gira em torno da vida de Anne Elliot, que na adolescência se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda e a convence de romper seu relacionamento amoroso. Anos depois, Anne, lidando com a falência da família, reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. A protagonista se vê, então, questionando sobre suas escolhas e o que teria acontecido caso não tivesse rompido o enlace com o capitão. Com uma narrativa bem elaborada, é um das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude, além de trazer no capitão um personagem de origem humilde que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança. 

Acredita- se que "Persuasão" seja uma obra inacabada, já que foi escrito por Austen quando ela já estava enferma vindo a falecer logo depois. O título, por exemplo, foi dado por seu irmão.

Capa: Divulgação

Apesar de ser inteligente e perspicaz, Anne não tinha a coragem e valentia, características de outras heroínas da escritora, vide a influência que sofreu de seu pai e de Lady Russel para romper o enlace com Wentworth. Preterida pelo pai, que demonstrava amor somente a sua filha caçula, Elizabeth, Anne era reservada e tímida e por diversas vezes fez prevalecer as necessidades e desejos daqueles que estavam a sua volta. 

Jane Austen trouxe em “Persuasão” uma intensidade e maturidade ao desenvolver o amor dos protagonistas. É impossível não se envolver com os diálogos, troca de olhares e cada encontro social de Anne e Wentworth. Com uma narrativa direta e cheio de senso de humor - famosa característica da escritora - a obra é considerada uma das preferidas dos fãs de Austen. 
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário