Para Todos os Garotos que Já Amei: o livro que deu origem ao filme - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Para Todos os Garotos que Já Amei: o livro que deu origem ao filme

Por Nicole Gomez

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Foto: Divulgação

Essa é a descrição do livro que originou o filme, homônimo, e que está em pauta atualmente graças à sua exibição pela plataforma de streaming Netflix. A história divide opiniões, pois olhada de um ponto de vista inicial, é um romance adolescente. Mas quem nunca esteve na pele de Lara Jean alguma vez na vida, por um amor não correspondido? O que deve ser enxergado além são suas relações em família e até mesmo seus dilemas com amores malsucedidos, que acabam por trazer uma lição, assim como deve ter sido para cada um de nós em algum momento da vida. O diferencial de Lara é a força que a protagonista se vê obrigada a ter após a partida de sua irmã mais velha. Por esse acontecimento, Lara ocupa um espaço que não é dela na dinâmica de sua família. 

Na adolescência, todo amor é para a vida toda. Se você se encantou à primeira vista por alguém, essa pessoa será o amor da sua vida para sempre. Até que venha a decepção e assim, o próximo “amor eterno” venha. O que não significa que não fosse verdadeiramente sentido. Nossa protagonista sente isso na pele e acaba por guardar e ao mesmo tempo, externar esses amores não-correspondidos de uma forma bem especial: escrevendo cartas para os “crushes”, só que sempre, sem enviá-las. Mas um dia, estas cartas acabam sendo enviadas para cada um deles, o que gera uma grande confusão e uma grande preocupação para Lara, com duas delas: a primeira enviada ao ex-namorado (Josh) da irmã mais velha, que foi estudar na Escócia, e a segunda enviada ao aluno mais popular da escola, Peter.

O livro hoje em dia, virou filme. Mas vale a pena ler as páginas recheadas de amor, surpresas e identificação com parte da vida de cada um de nós, no livro que deu origem ao longa. 

Capa: Divulgação


SERVIÇO
Para todos os Garotos que já Amei
Editora: Editora Intrínseca
Autora: Jenny Han
Preço: R$ 39,90
320 Páginas
Gênero: Ficção
Tradução: Regiane Winarski
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário