Trem das onze: Adoniran Barbosa no Farol Santander - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Trem das onze: Adoniran Barbosa no Farol Santander

Por Nicole Gomez

Com curadoria de Celso de Campos Jr. e Pedro Serrano, o Farol Santander recebe a exposição inédita Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran. A mostra retrata a vida e obra do compositor, cantor, ator e criador de memoráveis personagens do rádio, Adoniran Barbosa. 

Foto: Divulgação

A exposição ocupa dois andares do revitalizado prédio no Centro da Cidade e é recheada de fotografias, vídeos, partituras, objetos pessoais e trechos do documentário Adoniran – meu nome é João Rubinato, de Pedro Serrano. Além das grandes obras do artista, a exposição também traz um pouco sobre suas origens e de sua família, além de histórias de sua vida particular.

Na exposição, os visitantes também poderão encontrar peças do acervo pessoal de Adoniran, reunidas durante quatro décadas por sua esposa, Matilde, e mantidas em sigilo do público desde os anos 80. 

Itens como seu clássico chapéu e gravata borboleta, a aliança feita para a esposa com a corda de um cavaquinho, história que foi contada inclusive no samba “Prova de Carinho”, roteiros de rádios e novelas em que atuou, com anotações do próprio, roteiro do filme não rodado “O Sertanejo”, com dedicatória de Lima Barreto a Adoniran, fotos inéditas, ferramentas usadas e brinquedos feitos por ele em sua oficina, objetos pessoais como kit de barbear, ferro de passar e panela de fazer polenta, além de matérias de jornais e revistas da época não ficam de fora dessa rica mostra sobre um dos ícones reconhecidos até hoje na história das artes do Brasil.

Foto: Divulgação

SERVIÇO – Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: de 24 de julho a 30 de dezembro
Entrada acessível: Rua João Brícola, 32
Site Farol Santander: www.farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)
Ingressos: site e bilheteria física no local
Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)
Ingressos: – R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)
Capacidade por andar: 60 pessoas
Brigada de incêndio e Seguranças
Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário