O Dia dos Musicais chega à 3ª edição em São Paulo - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

O Dia dos Musicais chega à 3ª edição em São Paulo

Com novidades na programação, evento reúne profissionais do gênero, estudantes e fãs em diversos tipos de atividades voltadas para o Teatro Musical.


Por Andréia Bueno

O projeto que surgiu em 2016 com a ideia de unir o mercado de Teatro Musical em um espaço que tem como objetivo principal incentivar o estudo, realiza no dia 30 de outubro, na Hebraica, em São Paulo, sua 3ª edição. Em parceria com o clube social, cultural, recreativo e esportivo, “O Dia dos Musicais”, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, bem como o mercado do gênero em que atua, reúne anualmente profissionais da área, futuros artistas em formação e fãs para um dia inteiro de atividades imersivas culturais e educativas.

Foto: Divulgação

Idealizado por Jessé Scarpellini, conhecido por integrar o elenco de grandes superproduções, o ator se uniu ao amigo Lurryan Nascimento, também ator, porém reconhecido por sua famosa empresa ‘A Loja dos Musicais’ - responsável por desenvolver há quase 10 anos souvenirs personalizados de diversos espetáculos no eixo Rio-São Paulo - para criar algo que pudesse ser transformador para aqueles que, de alguma forma, contribuem com o universo dos musicais. Juntos eles uniram ideias e ideais após diversas reuniões a fim de encontrar uma proposta capaz de valorizar ainda mais os artistas brasileiros e gerar novas oportunidades de emprego no meio.

“Me peguei pensando o quão bom seria se nosso mercado tivesse um crescimento acelerado em todos os âmbitos. Um tipo de vitamina cultural! Visualizei na minha mente todos reunidos, alunos, artistas, professores, profissionais se ajudando, trocando ideias e conhecimento, então pensei: ‘por que não’?”, conta Jessé

Com meses de planejamento a fim de enriquecer cada vez mais a experiência dos inscritos, a organização, que conta essencialmente com workshops de canto, dança e interpretação, busca a cada ano diferentes perfis de professores que se interessem por apresentar suas técnicas em uma ‘aula degustação’, onde o aluno inscrito pode depois escolher seguir com eles e assim continuar estudando.

Divididos em pacotes, e com preços separados por lotes, é possível escolher opções com uma, três ou cinco aulas diferentes, além de algumas atividades extras, que podem ser adquiridas juntas ou separadamente. No time de profissionais convidados deste ano estão Thiago Jansen (stilleto), Fefa Moreira (sapateado), Marcelo Klabin (teatro), Fernanda Camargo (teatro), Fabiana Tolentino (teatro), Beatriz Lucci (acting de song), Léo Romano (técnicas de audição), Carolina Franco (balé), Rafael Villar e Tinno Zani (empreendedorismo do artista), Douglas Tholedo (canto) e Tony Lucchesi (harmonia vocal).

Além das aulas

Com uma programação de mais de 10 horas de duração, a edição Experience do evento que, com a co-produção da Hebraica, expande agora não apenas seu espaço físico, mas também sua proposta, de unir ainda mais o mercado em questão, recebe pela primeira vez as lojas Ponto Pipoca, Studio S, da atriz Sara Sarres, Direto de Oz, da atriz Fabi Bang, e Cover You, das atrizes Thais Piza e Maria Clara Manesco, em uma espécie de ‘galeria geek’ para os fãs, além da exposição ‘As Cores dos Musicais’, assinada pelo ilustrador Édipo Régis.

O dia conta ainda com atrações que podem ser aproveitadas independente da participação nas aulas, como a palestra gratuita “Contrato: O melhor papel da sua carreira” ministrada por Jonathas Joba, Julia Duarte, Luciana Millano e Fábio Cadôr, que vão bater um papo entre profissionais e aspirantes ao mercado de Teatro Musical, discutindo e esclarecendo pontos importantes que todos os artistas deveriam saber em relação ao que podem e devem negociar quando forem contratados. Para participar é preciso se inscrever no site oficial.

Estão na programação também pocket shows dos musicais “Na Pele” e “Os Últimos 5 Anos” - que incluem um bate papo sobre o processo criativo e produção dos Musicais -, uma apresentação na íntegra de “Cargas D’Água - Um Musical de Bolso”, o Cinemaokê com Sessão Cosplay, onde os participantes podem se transformar em seus personagens preferidos e unir vozes em um karaokê com diversos hits dos musicais exibidos por uma grande tela de cinema. 

O dia se completa com o tão aguardado show de encerramento, que pode ser adquirido de forma avulsa, e neste ano leva o nome de “Identidade”, em referência às características do artista de teatro, apresentado por diversos nomes conhecidos dos palcos, entre eles Roberta Jafet, Laura Suleiman, Vânia Canto, Raquel Paulin, Kiara Sasso, Fred Silveira, Rodrigo Negrini, Rafael Aragão, Davi Tápias, Letícia Soares, Ágata Matos, Bruna Pazinato e Pamella Machado, que serão acompanhados pela banda composta pelos atores: Renato Bellini, Lázaro Menezes, Jessé Scarpellini e Elton Towersey.

Outra novidade da edição 2018 é a Trilha Kids, uma grade de atividades desenvolvida especialmente para crianças com idade entre 7 e 12 anos, que contará com a orientação de Laura Visconti e Andreia Vitfer em aulas de canto, e de Fernanda Chamma em uma palestra sobre o mercado infantil dentro do Teatro Musical, essa podendo ser também acompanhada pelos pais sem custo adicional. Para as crianças, o pacote inclui ainda acesso ao Cinemaokê e ao Show final.

Com um crescimento a olhos vistos, o evento, que hoje estima receber um público quatro vezes maior do que na edição anterior, atrai pessoas de todo o Brasil, como Pernambuco e Pará, e já apresenta relatos de participantes que vieram unicamente para o evento, mas optaram por viver na capital paulista, estudando e trabalhando na área.

A parceria de sucesso entre Jessé e Lurryan se solidifica agora com a chegada da Dracma Núcleo Criativo, produtora capitaneada pela dupla e que a partir desse ano passa a assumir não apenas “O Dia dos Musicais”, como outras propostas culturais. “Juntando todas as nossas experiências foi natural o surgimento da produtora. Hoje dedico grande parte do meu tempo a Dracma, estamos trabalhando em novos projetos que acreditamos e que nos realizam profissionalmente. Nosso lado empreendedor se dá muito bem com o artístico, e a ideia é transitar por vários lugares, como teatro, teatro musical, eventos e até onde nossa imaginação deixar”, afirma Lurryan.

Arte: Divulgação


SERVIÇO: 

O DIA DOS MUSICAIS – EDIÇÃO EXPERIENCE

Local: Clube Hebraica

Endereço: Rua Hungria, 1000 - Pinheiros, São Paulo - SP, 01455-000

Data: 30 de Outubro – Terça-feira.

Horário: das 10h as 21h
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário