mam celebra os 20 anos do programa Igual Diferente - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

mam celebra os 20 anos do programa Igual Diferente

Iniciativa pioneira leva educação gratuita e com acessibilidade a todos

Por Andréia Bueno

Completando 70 anos de história em 2018, o mam São Paulo comemora mais um marco importante neste mês de dezembro: os 20 anos de existência do programa Igual Diferente - iniciativa pioneira que leva educação gratuita e com acessibilidade a todas as pessoas. O marco coincide com a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 10 de dezembro, data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi estabelecida.

Foto: Divulgação

Com diversas opções de cursos, o Educativo mam desenvolveu programas que integram pessoas de diferentes realidades entre pessoas com deficiência, o público da saúde mental e pessoas em situação de vulnerabilidade social, além do público geral. Nessas duas décadas de história, já teve mais de 6.400 alunos. Entre os destaques estão as aulas de Escultura, que trazem reflexões sobre a imagem com troca de conhecimento entre alunos cegos, de baixa visão e videntes; e o Corposinalizante, aberto a jovens surdos e ouvintes interessados na língua brasileira de sinais e nas culturas surdas; entre outros.

As vagas são abertas duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, oferecendo formação em temas como desenho, fotografia e performance, com professores especializados na prática e pesquisa dos temas. Leonardo Castilho é um dos educadores que representa a proposta do Igual Diferente: artista, performer, educador e produtor cultural, é surdo e trabalha desde 2005 no Educativo mam, onde atualmente atua como produtor de Acessibilidade e professor do Programa Igual Diferente. Ele se formou em 2003 no Aprender para Ensinar projeto que recebeu alguns prêmios, como o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC).

O conteúdo das exposições e das atividades do mam também é acessível a todos os públicos, por meio de audioguias com a audiodescrição das obras, e videoguias na língua brasileira de sinais. Para saber mais sobre o programa Igual Diferente, acesse: mam.org.br/igual-diferente
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário