Resenha: O Dilema do Porco Espinho: Como Encarar a Solidão - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Resenha: O Dilema do Porco Espinho: Como Encarar a Solidão

Por Nicole Gomez

A obra “O Dilema do Porco Espinho: Como Encarar a Solidão”, publicada pela Editora Planeta e do renomado escritor e historiador Leandro Karnal, é dividida em seis capítulos. O Autor começa analisando a solidão a partir do ponto de vista bíblico, refletindo sobre a criação do homem e dos animais, tentando até mesmo enxergar o motivo de Adão estar feliz, mesmo sozinho, já que todos os seres foram criados em pares, exceto ele, já que, como ele não conhecia outra forma de ser, senão só, estava tudo bem. 

Foto: Divulgação

Após esta primeira reflexão, Karnal ainda discorre a respeito de como a modernidade que trouxe as redes sociais, facilitou com que as pessoas tomassem uma distância “segura” umas das outras, sem serem completamente sozinhas. No mundo virtual, cada pessoa pode conversar com quem quiser e interromper esta mesma conversa sem maiores danos para ambos. Mas ao mesmo tempo, o quanto isso afasta cada um e a solidão real se faz presente. 

Karnal também cita como a solidão ajudou na produção de grandes obras, citando esse controverso sentimento em autores mundialmente famosos. Algumas das obras são citadas, como é o caso de O conde de Monte Cristo, Hamlet, Dom Quixote, Robinson Crusoé, Moby Dick, O morro dos ventos Uivantes, Paixão de G.H, entre tantos outros. 

O ponto mais interessante do livro é que Leandro Karnal não desenvolve a problemática da solidão pura e simplesmente, mas como ela se manifesta inclusive nos dias atuais, com a tecnologia cada vez mais desenvolvida. Além disso, a solidão também é colocada sob diversos pontos, como a própria intelectual, já mencionada, além das facetas vingativa e criativa, também fortemente citadas na obra.

Capa: Divulgação / Editora Planeta


Serviço

O Dilema do Porco-Espinho: Como Encarar a Solidão

Autor: Leandro Karnal

Páginas: 192

Gênero: Literatura brasileira / Autoajuda/ Autoconhecimento / Ensaios

Editora: Editora Planeta

Ano: 2018
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário